INFANTE

Ver Projecto

INFANTE

Breve Descrição do Projecto

O projeto INFANTE é uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, como primeiro componente de uma constelação para vigilância marítima, observação da Terra e comunicações entre satélites e estações de solo.

O segmento Espacial do projeto inclui uma plataforma de microssatélite, modular e de baixo custo, equipada com um sistema de comunicações baseado em rádio definido por software (cujas funções incluem networking, ranging e vigilância aérea e marítima); um sistema de propulsão para mudança e manutenção de órbita; mecanismos para abertura e orientação de painéis solares; e uma baía de carga com sensores para experiências científicas e validação tecnológica como SAR e câmara multiespectral.

Estrutura do Projecto

PPS 1 - Gestão, Qualidade, Segurança e Disseminação
PPS 2 - Plataforma de Microssatélite
PPS 3 - Rádio Definido por Software (SDR) e Aplicações
PPS 4 – Sistema de Propulsão
PPS 5 – Mecanismos
PPS 6 – Payload Bay

Sistema de Propulsão (PPS4)

O PPS 4 é liderado pela OMNIDEA Lda, sendo os copromotores: TEKEVER – ASDS; FCT e UBI. Este PPS tem como objetivo o desenvolvimento e teste do sistema de propulsão. O sistema de propulsão do satélite infante baseia-se num sistema de “cold gas thruster”.

Estes sistemas conseguem facilmente executar as seguintes funções: - Compensação de arrasto atmosférico; - Ajuste de atitude; - Mudança de atitude.

Face aos sistemas elétricos, possuem uma enorme vantagem para plataformas destas dimensões, que é o facto de não necessitarem de complicados sistemas de potência elétrica. Adicionalmente, são muito mais fáceis de produzir e instalar que os sistemas químicos.

Designação do Projecto

PROGRAMAS MOBILIZADORES

Código do Projecto

24534

Tipologia da Operação

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização; Programa Operacional Regional de Lisboa

Código da Operação

POCI-01-0247-FEDER-024534

Objectivo temático

OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção

CENTRO

Promotor líder

TEKEVER ASDS, LDA

Copromotores

Active Space Technologies – Actividades Aeroespaciais, S.A; CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Associação); Instituto de Soldadura e Qualidade; Omnidea LDA; TEKEVER III Communication Systems, LDA; Tekever Space - Sistemas Espaciais, LDA; Universidade do Porto; Active Aerogels, LDA; Critical Software S.A.; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; GMVIS SKYSOFT, S.A.; HPS High Performance Structures Gestão e Engenharia, LDA; Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnoçogia (LIN); Iinstituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Superiror Técnico; Instituto de Telecomunicações; SONDAR.I - Amostragens e Tecnologias do Ar, LDA; SPIN.WORKS S.A.; Universidade da Beira Interior; EDISOFT; DEIMOS; IPMA; INIAV; OPTIMAL

Data de aprovação

2017/09/26

Data de início

2017/11/02

Data de conclusão

2020/10/31

Investimento total elegível

9.170.960,93 €

Apoio financeiro da União Europeia (FEDER)

6.139.801,47 €

Programa financiador

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI)

Aero.Next Portugal

New.Space Portugal

Be.Neutral

OceanVision

VIRIATO

SADLE

MAPLE

BoCAGE

INFANTE

MAGAL

T-REX

SSALut

SpIM

CARAVELA

Add.Additive

Omnidea@Arruda